A CONSTRUÇÃO DO IDEAL DE BELEZA FEMININA EM COMERCIAIS DE TELEVISÃO
A mídia, em sentido amplo e diverso, é o espaço das práticas de consumo que demarca, na atualidade, padrões de beleza, estabelece modos de ser e de viver em torno do corpo ideal. Esse trabalho pretende mostrar a forma como se constrói o ideal de beleza feminina por meio da análise de peças publicitárias. Os comerciais, objetos da análise, são três: O Boticário (maquiagem), Avon Renew Ultimate Dia (antissinais) e Versace Women (perfume). A partir da exposição do padrão de beleza midiático aprofundou-se a discussão do culto ao corpo mediante o estabelecimento de unidades interpretativas de análise fundamentadas pela observação do cenário, do figurino e da trilha sonora dos comerciais. Notam-se nos comerciais a existência de padrões ideais de estética e sedução sexual que exercem poder disciplinar nos corpos e lhes atribui poder simbólico, diferenciando-os e distinguindo-os em termos de valor e de prestígio (Bourdieu, 1998). A análise desses comerciais mostrou corpos femininos erotizados e dominados. Nessa exibição do “tipo ideal de corpo feminino” desenfreada pela mídia e pela indústria da beleza observou-se a presença do discurso mercadológico das marcas de cosméticos buscando a assimilação das mulheres.
Cynthia Mara MIRANDA
A história da TV Cultura em quatro fases: de 1969 a 2006
O objetivo deste artigo é o de relatar fatos importantes e marcantes da história da TV Cultura, emissora paulista cujo modelo passou por transformações ao longo das décadas. A história da TV Cultura pode ser dividida em quatro fases distintas. A primeira fase seria a dos primeiros anos da emissora, quando ainda pertencia aos Diários Associados e tinha como objetivos o lucro e a audiência. A segunda fase começa quando a emissora é comprada pelo governo do Estado de São Paulo e passa a ser administrada pela Fundação Padre Anchieta. Já a terceira fase refere-se à gestão do jornalista Roberto Muylaert que chegou bem próximo do conceito de televisão pública. A quarta fase tem início na gestão de Jorge da Cunha Lima e chega até o ano de 2006. Essa última etapa é marcada pela crise financeira e pelo descumprimento de artigos do estatuto da Fundação Padre Anchieta.
Liana Vidigal ROCHA
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CRIANÇA / PRÉ-ADOLESCENTE E A EDUCOMUNICAÇÃO COMO MEDIADORA DESSE CONTATO
Neste artigo, pretendemos fazer uma reflexão sobre como a mídia pode causar um efeito influenciador sobre crianças e pré-adolescentes, mostrando como se dá a relação entre os meios de comunicação e os receptores dessa faixa etária. Buscamos, também, apontar a Educomunicação como facilitadora do processo de recepção das informações midiáticas e como essa nova ferramenta pode ser utilizada no ambiente escolar, trazendo benefícios para alunos e para a escola. Dividido em dois blocos, o presente trabalho apresenta os problemas da mídia, no que tange o desenvolvimento infanto-juvenil e como a própria mídia pode solucionar esses problemas. Para a análise psicológica do desenvolvimento infanto-juvenil utilizamos a Teoria do Desenvolvimento de Piaget, selecionando a terceira infância e a adolescência como amostra.
Ana Caroline RIBEIRO, Aline de Jesus BATISTA
A mídia como fator de redimensionamento das tradições indígenas e construção da memória da cultura Xerente – uma análise da aldeia Porteira
Partindo de pressupostos teóricos da Sociologia da Comunicação e da História Social e, dispositivos metodológicos, da História Oral, este trabalho analisa a ampliação dos contextos interativos e o seu efeito na reorganização dos padrões de interação social dos índios da aldeia Porteira, de etnia Xerente. Esta comunidade localiza-se na região noroeste do estado do Tocantins, integrante, na região norte, da Amazônia Legal. Este artigo é fruto de uma pesquisa2 que investiga o modo pelo qual os representantes de uma cultura indígena convivem com a manutenção da tradição x acesso aos meios de comunicação. Foi feito um levantamento das atividades desenvolvidas em cada um dos contextos interativos (face a face, mediado e quase mediado). Deste modo, observou-se a mudança de aspectos da tradição hermenêutica, quanto à menor disponibilidade dos índios mais jovens para ouvir as lendas e mitos narrados pelos “guardiões da memória”, em função destas atividades serem cultivadas, hoje em dia, no espaço institucionalizado da escola formal e, paralelamente, devido ao contato dos índios com a sociedade não indígena, cujos aparatos tecnológicos trazem novas fontes de informação. Neste sentido, concluímos que a mídia cumpre um papel histórico, não só de salvaguardar, mas principalmente de manter viva a memória da cultura Xerente, redimensionando as suas formas de interação social.
Adriana Tigre Lacerda Nilo
A midiatização e a crise da TV: se não pode com ela, junte-se…
O público espectador está cada vez mais midiatizado. Isto pode ser constatado pela crescente participação crítica nos processos de construção da informação, bem como uso e apropriação de processualidades outrora inerentes à grande mídia para produção de conteúdo que muitas vezes é objeto de utilização pelas redes de informação. Este estudo reflexivo buscou analisar três acontecimentos amplamente divulgados pela TV: os atentados às Torres Gêmeas, o sequestro do ônibus 174 e a invasão à casa de um empresário da mídia pelo sequestrador da sua filha. Observou sua processualidade jornalística, traçando um perfil da atual crise da mídia televisiva provocada pelo processo de midiatização e democratização dos suportes, que acaba por midiatizar o próprio meio e inverter os sentidos dos fluxos de informação.
Carlos Fernando Martins Franco
A poesia popular nas manifestações culturais no Tocantins: estudos sobre a literatura de cordel, das cantorias e desafios em Palmas – TO
Por ser uma literatura muito difundida no norte e nordeste do país, o cordel vem chamando muito a atenção de educadores por onde passa. Com a realização do 3° Salão do Livro de Palmas, em 2007, a literatura de cordel foi um dos pontos fortes, com apresentações de cordelistas e passadores de poesia, aplicando em oficinas as técnicas literárias e de xilogravuras, suas várias maneiras de utilização em momentos de ensino- aprendizagem.O Tocantins e, por extensão, Palmas, possui uma forte influência da região nordeste, o que responde pela presença do cordel entre as manifestações culturais do Estado. O presente trabalho consiste em saber como está sendo usada a literatura de cordel nas escolas públicas em Palmas, capital do Tocantins, e como estas vêem ou recebem tal iniciativa.
Lauro Aguiar VIEIRA
A utilização do Twitter na campanha política e sua aplicação no Tocantins: estudo de caso do perfil do candidato a Governador Siqueira Campos
Inicia com uma revisão bibliográfica sobre conceitos como redes sociais, capital social, relações e laços sociais. Apresenta as funcionalidades e possibilidades de uso do Twitter (publicação de textos curtos, divulgação de links, conversação entre usuários (replies), mentions, retuite (RT)). Busca, através da análise dos perfis do candidato, compreender como se dá a utilização do Twitter para a construção e reforço da imagem pública do político e entender como este processo ocorre com relação ao caso do candidato a governador do Estado do Tocantins Siqueira Campos. Analisa o perfil de Siqueira Campos no Twitter a fim de compreender que tipo de relação se estabelece entre o candidato e seus eleitores/seguidores, mapeando, assim, as formas de interação presentes entre a população e o político por meio desta rede social. Avalia também o conteúdo e frequência de postagens do usuário a fim de verificar a adequação do teor das mensagens e o objetivo principal da construção do perfil do político no período eleitoral. A partir desta análise, busca traçar um paralelo entre a aplicabilidade do Twitter para a campanha política e a utilização desta ferramenta por parte do candidato estudado.
Mariana Reis Mendes VALENTE, Maurílio Luiz Hoffman da SILVA
Análise do discurso do perfil de “Deus” no Twitter (OCriador)
Este trabalho usa as contribuições da Análise de Discurso Francesa para analisar dois dispositivos de análise – o dito e não dito – relacionados ao discurso irônico e o discurso feito a partir de plataformas eletrônicas de produção, nesse caso a Internet. Como ferramenta de produção do discurso, escolheu-se o microblog Twitter devido à visibilidade obtida por ele nas publicações atuais (periódicas e acadêmicas) e ainda devido à limitação de 140 caracteres por post. Dentre os perfis existentes, o escolhido foi o OCriador, um perfil fake de Deus. Analisa-se, dessa forma, 20 tweets publicados na referida conta. Chega-se a conclusão de que existem características predominantes no discurso “de Deus”, tais como a ironia e a crítica à igreja evangélica, principalmente sobre o apego aos bens materiais e aos chavões evangélicos.
Maurílio Luiz Hoffmann da SILVA
As vozes no Jornalismo Econômico: um estudo preliminar das fontes em portais de notícias
O interesse dos meios de Comunicação pelas notícias de Economia tem crescido em termos de espaço e conteúdo. Hoje, é mais do que comum ler um jornal, uma revista ou acessar um site informativo que tenha uma editoria de Economia. Esse crescimento foi conquistado devido à sua função de informar e explicar sobre os principais acontecimentos econômicos, assunto que tem despertado, cada vez mais, o interesse do público. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as fontes jornalísticas utilizadas em matérias de dois portais de notícias brasileiros: G1, das Organizações Globo, e R7, do Grupo Record. Para tanto, foram selecionadas três matérias de cada site, cujas informações continham o mesmo conteúdo. Para auxiliar a análise foi utilizada a classificação de fontes elaborada pelo pesquisador Nilson Lage.
Cynthia Mariah Barreto CORREIA
Boletim informativo “A Taba”: uma experiência em jornalismo impresso com o Grupo de Trabalho Indígena da Universidade Federal do Tocantins (UFT)
O boletim informativo ―A Taba‖ é um instrumento de registro em formato jornalístico das ações e fatos vivenciados pelos alunos indígenas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Visa atender especificamente as demandas de informação geradas pelo Grupo de Trabalho Indígena (GTI) da UFT e possibilita a visibilidade das ações de pesquisa e extensão realizadas pelos estudantes indígenas durante o primeiro semestre do ano de 2010. Tem como proposta fortalecer a presença do grupo no ambiente acadêmico e, sobretudo, atender a ausência de um veículo de comunicação no interior do GTI. A circulação do boletim informativo ―A Taba‖ ocorreu nas aldeias indígenas sendo utilizado como suporte didático na volta dos universitários às suas respectivas comunidades e no âmbito interno da UFT.
Sônia Maria Inácio BELFORT, Ana Valéria Nepomuceno NUNES
Comunicação Interna nos Movimentos Sociais: a comunicação interna do Movimento Nacional de Luta pela Moradia de Palmas
Objetiva verificar e avaliar o processo de comunicação interna do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) de Palmas. Ressalta a importância da comunicação para o funcionamento interno do movimento social. Constata que o uso da comunicação como ferramenta de trabalho pode favorecer a causa, ações do movimento e a motivação de seus membros. Metodologicamente, teve como base o estudo descritivo- exploratório. Procura descobrir se existem barreiras e resistências que possam impedir a fluidez do processo da comunicação interna e o nível de consciência dos gestores sobre a importância da comunicação
Wallissia Assis Cavalcanti Albuquerque de ALMEIDA
Comunicação: reflexões sobre a mídia e a linguagem
O presente artigo aborda a evolução das mídias e a sua relação com os processos comunicativos, a partir da análise da evolução das linguagens desde a oralidade, até a linguagem digital, cada qual com suas idiossincrasias. Com o surgimento da escrita, as ações humanas, incluindo o processo comunicativo e a produção de conhecimento, passam a ser registrados, o que permite avanços científicos significativos, inclusive em relação ao desenvolvimento de novos processos técnicos e suportes que potencializam a própria comunicação humana. A partir deste ponto, destacam-se as características da interação com o texto, suas especificidades e também as novas perspectivas advindas da combinação dos textos com outras mídias, potencializadas pela tecnologia da informação e seus suportes.
ANDRÉ PUGLIESE
DE LÉO BATISTA A TADEU SCHMIDT: a evolução da nota coberta no telejornalismo esportivo
No Brasil, o jornalismo esportivo e o futebol sempre estiveram intimamente atrelados. O objetivo do artigo é identificar a evolução das notas cobertas no telejornalismo esportivo. As notas cobertas de Léo Batista (representante da velha guarda) e Tadeu Schmidt (nova geração) são os alvos desta pesquisa, que faz uma viagem no tempo entre anos 80, 90 e século XXI, para identificar essa evolução, por meio de uma análise dos elementos textuais e visuais do quadro “Gols do Fántastico”, do programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão. O papel desta pesquisa não é julgar nenhuma dos dois estilos e sim mostrar que a nota coberta sofreu uma transformação durante essas três décadas. Hoje, o foco das notícias veiculadas no quadro do programa é destacar as informações curiosas, as imagens engraçadas e os lances inusitados das competições (Tadeu Schmidt), deixando de lado a objetividade do telejornalismo (Léo Batista).
Alexandre Alves da SILVA
Direitos Humanos e Comunicação na 1a CONFECOM
O presente texto procura analisar como a temática dos direitos humanos à comunicação foi tratada na 1a Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM). Para isso, averiguou-se o caráter inédito da Conferência e aquelas reivindicações que antecederam sua realização, como o Fórum Nacional de Direitos Humanos em 2005 e a Conferência Nacional dos Direitos Humanos em 2008, dentre outros. O estudo ressalta as participações da imprensa alternativa, dos movimentos populares e ainda as ações que precederam a conferência, prévias à Constituinte. Á luz das demandas contidas nas propostas apresentadas na Conferência a Comunicação foi focalizada no contexto das discussões da hegemonia mediática. A democratização da comunicação como um direito humano fundamental, o qual as políticas públicas nacionais pretendem representar por meio da implementação de diversas ações, é o foco central deste estudo.
Maria Zuleide D’Angelo LEITE, Geraldo da Silva Gomes – Orientador
Educomunicação ambiental: um caminho para sustentabilidade de um bairro
A educomunicação ambiental pode favorecer a conquista de uma sociedade crítica, participativa, que estabeleça a aprendizagem no cotidiano pelo diálogo entre os saberes. O objetivo deste trabalho é apresentar o conhecimento dos moradores sobre o ambiente em que vivem. Obteve a impressão dos participantes ao tema exposto, pela pesquisa descritiva, com o uso de questionário quantitativo. As análises resultaram no relato dos principais problemas ambientais da quadra. A pesquisa identificou que o conhecimento dos moradores com o ambiente em que vivem não é amplo. Contudo, estes moradores demonstraram interesse em participar de ações ambientais, além de conhecerem alternativas para solucionar alguns problemas ambientais e obter conhecimento para um equilíbrio na relação com o meio ambiente.
Regina Freire Arnaldo do Nascimento
Entre o jornalismo e o marketing político: a cobertura política do Jornal do Tocantins nas eleições municipais de Palmas 2008
O trabalho perpassa os conceitos e o processo histórico da prática jornalística no Brasil, no Tocantins e o jornalismo político. Breve histórico sobre ferramentas de marketing político e conceitos de notícia/noticiabilidade. Destaque para o jornalismo político: entre a notícia e o conteúdo ideológico, o marketing político no Jornal do Tocantins, no período eleitoral de 2008. O objetivo é identificar como o referido jornal se posicionou através das matérias jornalísticas divulgadas durante o período de campanha eleitoral, em favor do candidato à reeleição Raul Lustosa Filho, com ênfase em matérias selecionadas e submetidas à análise caracterizando o jornalismo político.
Joana D‟arc de OLIVEIRA
Fiscalização e Controle nas Rádios Comunitárias: O Caso da Rádio Sucesso FM de Palmas–TO
Busca identificar como as formas de fiscalização e controle das Rádios Comunitárias podem contribuir para a democratização da comunicação. Revisa a história das rádios comunitárias no Brasil e aborda os organismos fiscalizadores. O estudo junto à Rádio Sucesso FM de Palmas-TO mostra que a fiscalização e controle nas rádios comunitárias, na forma como tem sido aplicados, não dão garantias para que tais veículos sejam espaços democráticos de expressão das comunidades vinculadas.
Elenora Antonia de CARVALHO, Verônica Dantas MENESES
Fotografia e memória em Marcel Proust
Neste trabalho, discutimos alguns aspectos da relação entre a fotografia e memória, a partir da obra do escritor francês Marcel Proust (1871-1922). Este autor foi quase obsessivo na sua tentativa de entender a complexidade da memória humana. Para Proust, relembrar era quase como viver, e a obra de arte era o elemento fundamental que o auxiliava na busca pela compreensão dessa capacidade tão intrigante. Ao inserir a fotografia no seu repertório de elementos auxiliares no processo de investigação da memória, o autor contribuiu para a ampliação do debate em torno desta manifestação artística que tanto se aproxima da nossa capacidade de recordar visualmente o tempo passado, o tempo perdido. Ao insinuar que suas personagens aproximam-se de séries de fotografias, como num álbum em que a cada imagem traz todo um arcabouço de lembranças, Proust reconhece o quanto a fotografia é enigmática, assim como a memória.
Fábio d‟Abadia de SOUSA
Gestão e parcerias no Jornalismo Comunitário: alguns desafios.
No presente trabalho investigou-se o protagonismo da comunidade do Setor Santa Bárbara da cidade de Palmas– Tocantins, no informativo Folha do Santa Bárbara, jornal comunitário do bairro. Analisou-se o conteúdo de todas as matérias de três edições, observando a relação entre a formação identitária e a comunicação comunitária. Por um lado, conclui-se que o jornal comunitário, por ser um espaço onde ocorrem trocas simbólicas, contribui para construir a identidade cultural do bairro. Por outro lado, o fato de o jornal ser desenvolvido por meio de projetos do Governo Federal e outros atores sociais trouxe ainda reflexões sobre como se dá essa parceria que pode desfavorecer o processo produtivo comunitário, mas também dinamizar os discursos da comunidade.
Gabriela Glória de CASTRO, Verônica Dantas MENESES
JORNALISMO CULTURAL NO TOCANTINS: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO CONTEÚDO JORNALÍSTICO
A partir do momento em que a imprensa se transformou em indústria cultural, houve um crescimento no chamado jornalismo de serviço nas diversas áreas culturais (cinema, teatro, música, dança e televisão). Eles contêm informações rápidas que visam orientar o leitor, fazendo uma apreciação de valor superficial. Portanto, o presente artigo pretende estudar como o jornalismo cultural vem sendo desenvolvido no Tocantins. O objetivo principal é analisar o jornalismo cultural (e suas vertentes) no Jornal do Tocantins, na intenção de resgatar seus conceitos e produzir material científico que contribua para as discussões sobre o tema.
Ana Carolina Costa dos ANJOS
Jornalismo literário: uma análise da revista Brasileiros
Este trabalho busca identificar características do jornalismo literário no meio impresso e tem como objeto de estudo a revista Brasileiros, que possui uma tiragem mensal de 41 mil exemplares. Foram analisadas duas reportagens da revista correspondentes aos meses de fevereiro e abril de 2010, e chegou-se à conclusão de que é possível encontrar traços do jornalismo literário nos textos da Brasileiros, apesar de ter se constatado que as características buscadas não são predominantes no veículo. Como base teórica, utilizou-se na revisão bibliográfica o resgate de informações sobre o jornalismo de revista e os tipos textuais adotados pelo meio, focando a temática dos gêneros jornalísticos. Além disso, este estudo também discorre sobre o conceito e as características do jornalismo literário, fazendo uma breve contextualização de sua origem, para que o gênero fosse mais bem compreendido na análise das reportagens.
Geovanna Argenta de Bastos Resende
LITERATURA E COMUNICAÇÃO: O DOCUMENTAL E O FICCIONAL NO CONTO “VOLUNTÁRIO”
A comunicação, seja oral ou escrita, sempre foi importante para manter vivas durante gerações as peculiaridades de uma época. O livro, considerado a primeira forma de mídia impressa a partir da Bíblia de Gutenberg, foi de extrema importância para a massificação de saberes diversos, embora tenha sido ajudado pela linguagem oral para a divulgação de seu conteúdo às pessoas das mais variadas classes sociais e idades. Tal contexto serve de ambiência para este trabalho, que busca abordar o documental e o ficcional no conto “Voluntário”, de Inglês de Souza, fugindo da dicotomia real/ imaginário. Busca-se apreender o livro como um difusor de saberes e uma fonte de caráter informativo transcendental, utilizando-se para isso do conto “Voluntário”, que ambienta personagens fictícios no contexto da Guerra do Paraguai e seus percalços na região Norte do país. Assim, também há a preocupação de relacionar a comunicação a outros campos do conhecimento, valorizando sua natureza interdisciplinar.
Erik Paiva LOPES, Karina Menezes CUNHA, Katherine Modesto VASCONCELOS
Mudanças de paradigmas e o papel da mídia: a comunicação como ferramenta do processo de transição
Este artigo apresenta reflexões acerca do processo de agendamento, observando os efeitos e relações entre as agendas midiática, pública e de políticas governamentais. Estabelece uma análise comparativa da atenção e do enquadramento dados na cobertura jornalística de temáticas ambientais no Tocantins, tomando como objeto o Jornal do Tocantins – único jornal diário do Estado –, entre o período da realização do seminário Crise Civilizacional, comparado com outras ocasiões não coincidentes com o citado evento. Faz uma reflexão sobre o olhar da mídia impressa para a questão ambiental – muito debatida na atualidade e que se insere como editoria em diversos jornais de grande circulação nacional – principalmente com relação à abordagem feita de forma espontânea.
Thâmara Danielle Filgueiras SANTOS
O Diário do Gram-Pará e os seus gêneros jornalísticos
Este artigo é resultado de pesquisas desenvolvidas no projeto Jornais Paraoaras: percurso da mídia impressa em Belém, e surgiu com a proposta de identificar as características do fazer jornalístico, especificamente, os conhecidos “gêneros jornalísticos” em um jornal de importante valor simbólico: o Diário do Gram- Pará, considerado o primeiro a ser publicado diariamente no Estado. O Diário teve a sua edição inaugural publicada no dia 10 de abril de 1853, quando a incipiente imprensa de Belém já contava com três décadas de existência. O jornal encerraria as suas atividades 40 anos depois. O motivo que levou à escolha desse objeto de análise, além, como já referido, da sua relevância na sociedade, foi também por se ter identificado nas publicações do Diário algumas características clássicas encontradas no jornalismo contemporâneo, como a notícia. O estudo tem por base pesquisa bibliográfica e documental, assim como as contribuições de autores como Marialva Barbosa (2010), sobre a história da imprensa no Brasil, e José Marques de Melo (1994, 2010), no que se refere ao estudo dos gêneros jornalísticos.
Netília Silva dos Anjos SEIXAS, Phillippe Sendas de Paula FERNANDES
Universidade Federal do Pará, Belém, PA
O FORTALECIMENTO DA MARCA E DA IMAGEM DO PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
O presente artigo retrata de forma teórica o conceito de comunicação dirigida e sua aplicabilidade no processo de (re)construção identitária e (re)afirmação imagética do Programa Conexões de Saberes na Universidade Federal do Tocantins, no ano de 2009. A adoção planejada de ações comunicativas desencadeou a criação e o desenvolvimento de instrumentos de comunicação dirigida, por alunos conexistas, que resultou, efetivamente, na ampliação da visibilidade e no fortalecimento da marca perante a comunidade acadêmica e os vários públicos da instituição. Contribuindo, dessa forma, para a sua credibilidade e a adoção do programa como ação institucionalizada de extensão pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, garantindo assim, sua sustentabilidade.
Ana Carolina Costa dos ANJOS, Celene Fidelis Frias FERREIRA