Anais do II Encontro Regional Norte de História da Mídia – Belém/PA – UFPA – 2012

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) em versos de cordel: uma análise dos folhetos do poeta Arinos de Belém

No período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a editora Guajarina, de Belém do Pará, publicou uma série de folhetos de cordel sobre o conflito. Entre os poetas que produziram folhetos destaca-se Arinos de Belém, pseudônimo de José Esteves. O objetivo deste artigo é o de analisar os folhetos produzidos por Arinos de Belém, procurando entender sua particularidade em relação aos outros poetas da editora paraense, já que num primeiro momento escreveu versos elogiosos ao nazismo alemão e posteriormente versos humorísticos em relação à Hitler, ditador alemão, e Mussolini, ditador italiano.

Geraldo Magella de Menezes Neto
Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, PA


As Revistas Paraenses no Século XIX

Para o presente artigo, foram buscadas as revistas de Belém que circularam no século XIX, partindo da hipótese de que, assim como no Rio de Janeiro, aqui no Pará tal mídia foi muito utilizada como forma de críticas a governos e partidos políticos. Para tanto, viu-se a necessidade de remontar a história desse tipo de mídia na capital paraense, traçando semelhanças e divergências. Dessa forma, buscou-se analisar o formato gráfico e o conteúdo das revistas disponíveis na Biblioteca Púbica Arthur Vianna. As revistas observadas foram: A America (1878), O Equador (1879), Revista Familiar (1883,) Revista Amazonica (1883), Revista Estudantina (1890), A Epocha (1895), A Palavra (1895) e O Anjo do Lar (1898). O projeto de pesquisa Jornais Paraoras: percurso da mídia impressa em Belém no século XIX6 visa com essa pesquisa saber mais sobre a imprensa paraense.

Cleonice Viana NUNES, Jessé Andrade Santa BRÍGIDA, Rafaella Contente Pereira da COSTA, Netilía Silva dos Anjos SEIXAS


Avaliação da Influência da Mídia, no receptor, sobre as mudanças políticas de 1964, em Belém

O presente artigo aborda o tema Avaliação da Influência da Mídia, no receptor, sobre as mudanças políticas de 1964, em Belém, capital do Pará. A pesquisa realizada em 2011 teve como objetivo a obtenção do grau de mestre, pela Universidade de Évora, Portugal, no curso de Ciência da Educação – Avaliação Educacional. A investigação procurou conhecer as representações de cidadãos, a respeito do papel dos meios de comunicação sobre a ruptura política que aconteceu naquele ano. O estudo de caráter qualitativo foi desenvolvido através de entrevistas individuais semiestruturadas e serviu para demonstrar que a mídia foi uma forte referência na percepção das pessoas a respeito da implantação da ditadura militar no Brasil. A pesquisa relevou também que o discurso político estava presente nos jornais impressos e nos diálogos dos grupos sociais.

Paulo Roberto Ferreira
Faculdades Integradas Ipiranga, Belém, PA


Belém do século xx em fotografias e cartões-postais

Relacionar história e mídia pela perspectiva de imagens fotográficas e cartões-postais que marcaram época na cidade de Belém no início do século XX é o que se propõe este artigo. A pesquisa bibliográfica e de campo (catalográfica) tratam do imaginário amazônico com foco em Belém a partir de três coleções, denominadas Belém da Saudade, editadas pela Secretaria de Cultura do Estado do Pará, nos anos de 1996, 1998 e 2004. Na primeira parte, pontuam-se alguns fatos históricos que ajudam a compreender a formação urbana da cidade. Apresenta-se ainda uma visão de prisma iconográfico, a partir de fotografias e cartões postais como objetos de fruição e ressignificação simbólica de uma época que gozou de pompa e riqueza. Os resultados demonstraram um importante acervo que remete à memória de um período caracterizado por grandes feitos e magníficas paisagens, as quais guardam preservados importantes momentos da formação identitária de Belém.

Lucivaldo Baia Costa
Universidade Federal do Pará, Belém, PA


Canção popular crítica em Belém na década de 1970

Proponho uma reflexão sobre a canção popular produzida e consumida em Belém, na década de 1970, em sua vertente de crítica social e política, fruto das pesquisas que venho desenvolvendo no curso de doutorado em História, na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, em andamento. Abordo aspectos relacionados aos impasses e proposições técnico-estéticas e socioculturais que marcaram a existência história da canção popular na cidade e as interrelações e complementaridades entre os aspectos discursivos (figuras de linguagem, forma e estrutura poética etc.) e os parâmetros propriamente musicais (ritmo, melodia, instrumental, performance etc.) com os quais ela estrutura.

Cleodir MORAES
Universidade Federal do Pará, Belém, PA


Da França para o Mundo: a História do Jornalismo Literário

O texto jornalístico que utiliza recursos literários, a exemplo de descrição de cenas, diálogos e caracterização de personagens, para apresentar uma história real pertence ao jornalismo literário. Híbrido, o gênero surgiu na França, entre os séculos XVIII e XIX, com os folhetins, porém a formalização é atribuída ao manifesto de Tom Wolfe, em 1973, nos Estados Unidos. Desde então, ganhou os jornais, as revistas e os livros de todo o mundo. O jornalismo gonzo, cujo expoente é John Hersey, compreende a vertente mais radical do jornalismo literário.

Thaís Luciana Corrêa BRAGA
Universidade Federal do Pará, Belém, PA


DO IMPRESSO À TELA: a constituição da narrativa digital contemporânea em blogs

Mediadas pelo computador conectado à Internet, as práticas de escrever, produzir sentido, transmiti-lo e recebê-lo, na contemporaneidade, se adaptam a um método de comunicação eletrônica. As mudanças geradas por esse processo se refletem nas manifestações narrativas, agora marcadas por características diferenciadas. Essa modalidade de escrita que podemos chamar de narrativa digital, a partir do século XX, ganha contornos muito peculiares quando manifestada em interfaces como a dos blogs, gênero textual propício a esse formato de escrita, com histórico, estrutura e organização já bastante delimitados na memória dos conteúdos digitais disseminados por intermédio da mídia online.

Jéssica de Souza CARNEIR
Universidade Federal do Pará, Belém, PA


Festa junina e imprensa na Belém de meados do século XX

O presente texto, resultado de pesquisas em jornais que circulavam na capital paraense em meados do século XX (A Província do Pará e Folha do Norte), em especial na década de 1950, pretende analisar, por meio das notícias e convites, presentes em suas páginas, as festas de São João em Belém do Pará. Buscaremos compreender qual a relação destas festas com as transformações socioculturais vividas pela população local. Ao apresentar parte do cenário das formas de festejar à época, procuramos compreender o alcance e a forma assumida pelos cronistas e redatores da imprensa paraense no julgamento das práticas culturais populares realizadas em Belém do Pará.

Elielton B. Castro Gomes
Universidade Federal do Pará


Formação do Campo Midiático da Transamazônica: Uma História Emblemática de Coronelismo Eletrônico

A contaminação imprópria nas relações entre mídia e poder que tem o coronelismo eletrônico como causa e a concentração cruzada como seu efeito são dinâmicas que se evidenciam na região da Transamazônica de forma emblemática desde os primeiros arranjos em torno das concessões de veículos de radiodifusão, de forma destacada pela história da criação da primeira emissora de rádio de Altamira. Uma realidade, no entanto, que só pode ser dimensionada pela compreensão do contexto de uma época marcada pelas ações de um Estado de exceção. Contar episódios dessa história midiática no interior da Amazônia, a partir do conceito de campo de Bourdieu, das discussões entre mídia e poder de Venício Lima e da metodologia da descrição densa de Geertz, é a proposta deste artigo.

Rosane Steinbrenner
Universidade Federal do Pará


História do rádio em Santarém – Pará

Este artigo tem como objetivo fazer um relato sobre a trajetória do rádio em Santarém-Pará, com a implantação da emissora pioneira, a Rádio Clube de Santarém. Com a iniciativa pretende-se registrar parte dessa memória, cujas informações ainda se conhecem apenas as advindas por meio de narrativas orais empíricas, devido a pouca realização de pesquisa sobre o tema, no interior da Amazônia. O estudo utiliza-se de pesquisa bilbiográfica, exploratória e descritiva para investigar como se deu esse processo, no período de 1948 a 2008.

Manoel Ednaldo Rodrigues, Netília Silva dos Anjos Seixas
Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA


História Oral e Ferramentas Audiovisuais em Mestre Damasceno – Afroindígenas do Marajó

Visibilizando fronteiras porosas e polêmicas das manifestações culturais contemporâneas no Marajó Praiano, experienciadas por agentes detentores do poder local e produtores culturais populares, analisaremos como a comunicação estabelece um diálogo entre a arte produzida por mestre Damasceno Gregório dos Santos, afroindígena marajoara de Salvaterra, e as percepções e tratamentos dados pelas políticas culturais e educacionais locais sobre a cultura popular marajoara. Para isso, traremos à baila a voz de mestre Damasceno através da transcrição de vídeo-depoimento datado de 2007 e gravações audiovisuais capturadas entre os anos de 2008 a 2012. Nossa compreensão final procura relacionar a produção das memórias captadas – em vídeo, gravações em áudio digital e por escrito – aos sentidos da luta pela valorização dos saberes e fazeres de mestre Damasceno, atribuindo especial atenção para intelectuais dos Estudos Culturais Britânicos e Latino-Americanos.

Augusto NUNES, Agenor SARRAF
Universidade da Amazônia, Belém, PA


Imprensa, cultura e modernidade: Um olhar sobre a Belém oitocentista

No ensino tradicional de história, convencionava-se dividir a História em 4 quatro períodos: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Este último período apontava-se como tendo sido iniciado pela Revolução Francesa, e pelo conjunto dinâmico de mudanças – geralmente econômicas e políticas – que, na Europa e no mundo em geral, marcou o final do século XVIII e todo o correr do século XIX.

Geraldo Mártires Coelho
Universidade Federal do Pará, Belém Pará


Impressão da identidade: discursos midiáticos sobre o evento musical Terruá Pará

Este artigo é resultado de uma leitura etnográfica das notícias veiculadas na mídia – Internet e jornal impresso – sobre o evento musical Terruá Pará. Esse evento foi patrocinado pelo Governo do Estado do Pará (2006, 2011, 2012) como meio de divulgação da música popular paraense para o Brasil. Detectou-se no estudo que havia um discurso que pretendia veicular, no âmbito local, a ideia de unidade da diversidade, e no âmbito nacional, a diversidade na unidade – bem como juntar modernidade e tradição – e, assim, formatar um produto para a indústria cultural. Para a feitura do trabalho foram coligidos e analisados textos e falas, os quais foram submetidos a tal procedimento sob a ótica do conceito de discurso, este entendido como idéias socialmente produzidas por um grupo a fim de atingir um objetivo – neste caso, instituir uma configuração social.

Nélio Ribeiro Moreira
Universidade Federal do Pará, Belém, PA


Interações do MPEG, INPA e Mamirauá com a sociedade por meio do Facebook

Diversas instituições científicas amazônicas tem-se proposto a participar das redes digitais como um dos caminhos para se envolver com os novos diálogos sociais. No presente artigo, buscamos refletir sobre estas novas interações, analisando os facebooks de três instituições cientificas amazônicas: Museu Paraense Emílio Goeldi, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, todas são unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e buscam romper com a comunicação midiática de via única, para trabalharem uma comunicação colaborativa e voltada para a interação com a sociedade.

Thiane de Nazaré Monteiro Neves
Universidade Federal do Pará


Jornalismo e História no Pará: Relatos de acontecimentos importantes de agosto de 1912

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a produção jornalística realizada pelo Jornal “O Estado do Pará” 4 a partir dos relatos de acontecimentos ocorridos no mês de agosto do ano de 1912. Assim, é evidenciada a estrutura do jornal, o relato da comemoração da data 15 de agosto, a descrição da luta política entre Lauro Sodré e Antônio Lemos, a crise e o fim da Era da Borracha, buscando identificar aproximações de sua produção com a dos jornais que circulam hoje no município de Belém.

Miguel Alves de SOUZA NETO, Priscila Ferreira BENTES
Universidade da Amazônia, Ananindeua, PA


Cultura da memória e resistência cultural

Escolhi como norte para organizar este texto uma sentença muito conhecida de Walter Benjamin: “nunca houve um documento da cultura que não fosse, ao mesmo tempo, um documento da barbárie.” (1986, p. 225). Esta concepção é tão importante para sua obra que está inscrita em sua sepultura em PortBou, na fronteira entre Espanha e França, cidade onde se suicidou depois de um largo percurso de sofrimento físico e psicológico.2

Christa Berger


Nomes e Marcas dos Primeiros Períodos Publicados na Cidade de Belém do Gram-Pará.

Observações acerca dos nomes criados para denominar os periódicos impressos no período de 1822 a 1869 e, consequentemente das marcas, como uma tentativa de compreender o passado da mídia jornal na cidade de Belém do Gram-Pará e sua relação com a comunicação publicitária existente na época, bem como para uma observação das terminologias (nomes e marcas) utilizadas pelos jornais impressos do período histórico estudado.

Luiz LZ Cezar Silva dos SANTOS
Universidade Federal do Pará, Belém, PA


O USO DE FONTES AUDIOVISUAIS NA ETNOMUSICOLOGIA: dois relatos de pesquisa

Relacionar música, um subsistema, com todos os outros subsistemas da cultura, na busca de um entendimento do que a música possa representar para o ser humano que a produz e explicar a conexão entre música e seu contexto sociocultural baseados nos processos cognitivos do ser humano e de sua experiência social talvez seja o grande desafio da etnomusicologia. Assim sendo, o uso de fontes audiovisuais e o trabalho de campo são ferramentas metodológicas imprescindíveis para a pesquisa etnomusicológica. Os processos de criação e aprendizagem de música, de construção de conhecimento e de desenvolvimento da percepção musical, por exemplo, são analisados com a ajuda desses recursos.

Sonia CHADA
Universidade Federal do Pará, Belém, PA


Percurso da mídia impressa de Belém: entre jornais e revistas do século XIX

O início da imprensa paraense é marcado por publicações diversas, desde documentos oficiais impressos em tipografias até jornais e revistas representantes de classes, instituições, religiões ou partidos políticos. Este trabalho tem como principal objetivo apresentar as principais configurações gráficas e de conteúdo de jornais e revistas que circularam em Belém durante o século XIX, ressaltando o papel da própria imprensa naquele período. O trabalho é resultado de atividades do grupo de pesquisa Jornais Paraoaras: percurso da mídia impressa de Belém no século XIX.5 Reunimos aqui os dados coletados durante o mapeamento dos periódicos que circularam naquele período. Palavras-chave: Século XIX; Belém; Jornais; Revistas.

Camille Nascimento da SILVA, Julieth Corrêa PAULA, Netilia Silva dos Anjos SEIXAS


Programas De Rádio e Fanzines Dentro Do Heavy Metal Paraense: Mídia Alternativa Impressa e Sonora Na Construção Histórica Da “Música Pesada” Amazônica (1986-1992)

Este trabalho busca entender um dos aspectos do mundo artístico do Heavy Metal paraense: a mídia alternativa impressa e sonora, presente entre 1986 e 1992, em Belém. O seu caráter “alternativo”, “segmentado” e “direcionado” para um público específico (os headbangers), além da ruptura com a estrutura tradicional da mídia local, produz um significado único, para esse período da “música pesada”, na Amazônia. Utilizando os conceitos de “underground” (Weinstein, 2000) e “sociabilidade metálica” (Janotti Júnior, 2004), pode-se compreender a construção histórica da “mídia alternativa” (Atton, 2001) através da “prática urbana” (Campoy, 2008) do Heavy Metal local. Jornais, fanzines, imagens e “fontes orais” (Holanda e Meihy, 2011), são “testemunhos da época” (Bloch, 2001), que contribuem para esse debate.

Bernard Arthur Silva da SILVA, Antônio Maurício Dias da COSTA
Universidade Federal do Pará, Belém, PA


Agência Tubo de Ensaio – aproximando a escola pública da produção científica através das mídias digitais e do jornalismo

Calcada nos conceitos de Comunicação Pública da Ciência, Comunicação Cidadã e Educomunicação, uma rede de projetos, liderados pelo LabCom Multimídia do Museu Paraense Emílio Goeldi e pela Agência Cidadã da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará, criou uma agência escolar de notícias sobre ciência denominada Agência Tubo de Ensaio, que funcionou em caráter exploratório durante a V Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará, envolvendo 15 alunos, dois professores de quatro escolas públicas da Região Metropolitana de Belém, além de cinco universitários de Comunicação Social. Alunos e professores participantes foram treinados para reportagem, edição e monitoria da experiência, que produziu vídeos de bolso, ensaios fotográficos e programetes de rádio para veicular em blog próprio.

Joice Bispo SANTOS, Rosane STEINBRENNER, Brenda TAKETA, Paola CARACCIOLO, Jéssica VASCONCELOS, Luena BARROS, Tomaz PENNER, Thiane NEVES, Miguel CHIKAOKA, Aderbal MAIA, Ronaldo ROSA, Vinícius BRAGA
Museu Paraense Emílio Goeldi, PA Universidade Federal do Pará, Belém, PA


Sportmen nas redações: O jornalismo esportivo na Belle Époque

A contribuição que a imprensa deu para o desenvolvimento dos esportes em Belém é observada na medida em que a popularidade dos esportes aumentava simultaneamente a uma maior divulgação, a um maior espaço destinado a cobertura dos esportes em Belém. O crescimento do cenário esportivo no Belém proporcionou a ascensão de novos sujeitos na cidade, os sportmen seguidores do modelo de vida baseado nos padrões europeus de defesa do discurso de progresso e civilização e que no âmbito esportivo eram os praticantes de modalidades esportivas, os defensores da evolução dos esportes, e os jornalistas esportivos, os responsáveis por divulgar jornalisticamente os acontecimentos da cidade esportiva.

Rafael MATOS
Universidade Federal do Pará, Belém, PA


TECNOBREGA: DO PARÁ PARA O MUNDO? Notas acerca da produção e distribuição da música tecnobrega no mercado de negociação aberta

Este trabalho compreende uma das manifestações musicais de mais força na cultura paraense: o tecnobega. Este estilo é uma vertente herdada a partir da música brega paraense, a qual ganhou nova roupagem, por meio da incorporação das inovações tecnológicas de produção e reprodução de áudio. Mesmo usando modos alternativos de distribuição e produção passa a ter força e visibilidade a partir de 2002 na grande mídia.

Elva Vieira, Nathália Pinheiro
Universidade Federal do Pará, Belém, PA


Televisão no Brasil e concentração. Estudo de caso do canal Record News segundo a Teoria do Agir Comunicativo

Nosso trabalho busca análise do canal de televisão Record News sob a ótica da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas com o eixo de estudo baseado na forte concentração de mídia observada no Brasil e em outros países do mundo, especialmente na França (BADILLO et al. 2010). As mídias televisivas no Brasil representam ainda a principal fonte de entretenimento e informação. As receitas publicitárias na televisão brasileira aumentaram de 51% em 2010 para 53% em 2011. É a televisão que detém o maior investimento publicitário entre todos os tipos de mídia e a forte concentração observada no Brasil desempenha papel importante nas estratégias das empresas de mídia. A Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas estabelece critérios que, em nosso estudo, foram aplicados em testes experimentais como forma de análise do canal de TV Record News, da Rede Record (IURD).

Eva MAUÉS
Universidade de Aix-Marseille, França


Todos vão ver o Círio: as primeiras transmissões ao vivo da TV Marajoara

Este trabalho registra o início da relação entre a romaria do Círio de Nazaré e a televisão paraense, recuperando, através dos testemunhos de profissionais envolvidos e de pesquisa em jornais da época, as primeiras externas e transmissões ao vivo do Círio de Nazaré realizadas pela emissora associada TV Marajoara, em 1961, marcando o ingresso do evento religioso na categoria de acontecimento midiático estudada pelos autores Daniel Dayan e Elihu Katz.

Regina ALVES
Universidade Federal do Pará, Belém, PA